Empresa
Uma história de Sucesso e Vitórias

A Soraya é uma marca registada da empresa M.A. Salgueiro, S.A., fundada em 20 de Dezembro de 1974 pelo actual presidente do Conselho de Administração, Sr. Manuel Alves Salgueiro.
Contudo, o início da actividade comercial em nome individual remonta ao ano de 1954 e caracterizou-se pela comercialização de matérias-primas (Lãs, Algodões, Juta).
Em 1985, contando com a presença do Eng.º Manuel Silva Salgueiro, filho do fundador e assumindo a direcção geral da empresa, é criada a marca "Soraya" para representar um grupo de lojas especializadas no comércio de Tapeçarias Orientais.
A partir dessa data, as lojas Soraya foram crescendo e evoluindo de uma forma dinâmica. Actualmente, a Soraya é composta por 2 lojas e 4 corners Soraya presentes em algumas lojas Superdecor.
Hoje, contando com a presença de cerca de 30 colaboradores especializados, a Soraya continua a ser a marca de referência no mercado Nacional de tapeçaria oriental.
Actualmente, o grupo M.A. Salgueiro, com sede em Espinho, é apoiado num complexo com 12.000 m2, sendo líder de mercado no sector da distribuição de tapeçarias.


Datas mais relaventes na história da empresa e da marca Soraya:

Anos 50 – Manuel Alves Salgueiro dá início a actividade em nome individual no comércio de matérias-primas como lãs, algodões, juta, etc;
1974 – Constituída formalmente a firma Manuel Alves Salgueiro & C.ª Lda. Principal actividade: comércio por grosso de têxteis, nomeadamente tapeçarias e artigos de decoração.
1975 – A empresa abre a 1ª loja própria, crescendo rapidamente através da rede de lojas “Supermercado das Cortinas e Alcatifas” ou Grupo SUP (actualmente, Superdecor).
1984 – Início da comercialização de tapeçarias orientais.
1985 – Criação da marca Soraya e inauguração da 1ª loja com essa insígnia na cidade do Porto. Exposição no Casino da Póvoa das mais belas tapeçarias orientais.
1988 – Abertura da 1ª loja Soraya na cidade de Lisboa.
1995 – Lançamento dos tapetes Gabeh, fabricados por tribos nómadas do Irão e os mais apreciados por coleccionadores nacionais e internacionais.
1996 – Exposição no Centro Cultural de Belém das mais belas tapeçarias do mundo.
1999 – Nova identidade corporativa da marca Soraya e obras de adaptação das lojas à nova imagem da marca.
2002 – Abertura das 1ªs lojas Soraya em regime de franchising em Portugal e na Turquia. Início da comercialização de tapeçarias em Pele e início da exportação sob a insígnia Soraya.
2003 – 1ª Participação na maior feira internacional de tapeçarias – Domotex.
2004 – Criação do Call Center da M.A.Salgueiro para melhor atender e gerir pedidos das lojas multimarca, das lojas próprias e exportação.
2006 - Como corolário do seu empenho no desenvolvimento de novos processos, a M. A. Salgueiro, S.A. foi reconhecida através da obtenção da Certificação da Qualidade (norma NP EN ISO 9001:2000), certificação renovada em 2008.
2008 – Rebranding da marca Soraya e abandono do processo de franchising. Colecção de tapeçarias em pele adopta marca Soraya.
2010 – Introdução no mercado nacional da colecção de tapetes de autor Antik Patchwork, produzidos artesanalmente com retalhos de antigas carpetes manuais reunidos no fabrico destas peças de decoração moderna.

  Voltar